terça-feira, 28 de julho de 2015

Linchamento Simbólico e Linchamento Explícito.

Linchamento não é crime tipificado no Brasil. Tomando de empréstimo da sociologia, mas canibalizando ao mesmo tempo, dos conceitos de violência simbólica e violência explícita. No caso, a primeira seria saudável e a segunda, patológica. Estamos inventado os sintagmas de "linchamento simbólico" e "linchamento explícito", No entanto, nenhum dos dois é saudável. Ambos são práticas anômicas, e anômalas, mas anomia é pior do que anomalia.

Anomalia se resolve sozinha na dinâmica social. Anomia não, anomia só se resolve com a institucionalização de sua tipificação jurídica. Um mistério, que com tanta gente inteligente, ninguém consiga realizar tal tarefa no país.

O Linchamento Explícito é simples de se descrever, são muitas pessoas com sede de justiça, com razão ou não, que praticam violência física contra uma pessoa específica sem a necessária presença do Estado, às vezes, acontece também na presença deste que nada consegue evitar. Por ser muito mais comum em comunidades carentes, ninguém lembra de turmas de jovens ricos e estudados espancando, e matando ou não, um diferente, por exemplo. Estes os quais sempre saem impunes. São socos, chutes, pauladas e pedradas que são aplicados contra as vítimas, e nada impede que ocorram na presença do Estado. Mas, este linchamento é muito fácil de se entender, pois acredita-se que ver é entender, e o Linchamento Explícito é muito visível e deveras chocante.

Já o Linchamento Simbólico, reitero que por sua vez não é saudável, muito pelo contrário, é tão violento quanto o Linchamento Explícito, mas sua ocorrência costuma ser consciente para alguns de seus praticantes, o que nem sempre ocorre quando é explícito, que pode acontecer mesmo com a anuência institucional do Estado, e até mesmo com promoção ativa dele. Os símbolos são constituídos de difamação, calúnia, injúria tudo por meio de boatos e fofocas que nem sempre chegam aos ouvidos dos linchados, mas causam extremos prejuízos a estes. Que, sem saber, nada podem fazer. Lembrando que agressão simbólica pode ser Violência Moral, Violência Verbal ou Violência Psicológica. Pode também ser cuidadosamente elaborado por advogados ou marqueteiros para isolar alguém e tomar tudo o que a pessoa tem. Assim como o Linchamento Explícito, no Linchamento Simbólico, quem não participa, se omite para evitar ser linchado junto com a ou as vítima ou vítimas. Este tipo de linchamento segue impune por ser invisível, assim é muito fácil convencer alguém de sua suposta inexistência.

O que é importante noticiar é o fato de que o Linchamento Explícito sempre se inicia com Linchamentos Simbólicos, e o modo explícito costuma ser sempre acompanhado do modo simbólico. Toda violência física coletiva se inicia de maneira moral, verbal ou psicológica. Mas, quando é praticada por uma maioria costuma ser chamada de democrática, e fica tudo por isso mesmo. Assim, ninguém se esforça e tipificar tal anomia, mesmo por que esta é a raiz do poder social, político e econômico em nossa sociedade jurídica-empresarial corrupta e sem mérito.

Assim, é possível que seja tipificado apenas o Linchamento Explícito no país, pois é costume nessas terras deixar impunes os ricos e os poderosos (os mesmos), desde a classe média até a classe alta, e porque o paternalismo que rege nossas leis acredita que apenas os bárbaros (os outros) merecem punição, e os bem posicionados, não. Assim, com a perpetuação dos Linchamentos Simbólicos, tudo continuará igual enquanto enchemos, mais ainda, as celas dos presídio com gente pobre, e os cemitérios com gente nem tão rica assim.

Enigma do Linchamento Decifrado por Cassandra de Delfos.

O Segredo do Camaleão.



esse aí sou eu lidando com o preconceito calculado contra o esquizofrênico (tenho esse diagnóstico). Inspira, expira, mas naum pira. Pelo amor.

Não Vacila em seus Interesses.




Vamos proteger a classe média alta que faz o mesmo, mas não de maneira explícita, mas de maneira simbólica. E vamos logo, que essa classe social não vacila.

Por que será que linchamento não é crime previsto pela justiça, será para defender a liderança política de uma classe social? Mas não deixa de ser anomia, uma coisa perigosa e incontrolável. Anomia é o que escapa à jurisdição da norma.

Viram como foram rápidos em centrar a questão nos pobres?

Ministério da Cultura.

estou aqui, fazendo algo como sempre faço, como se não houvesse manhã, não consigo evitar, virou instinto, e de sobrevivência, é a proximidade de sem-teto

por um acaso, o ministério da cultura deveria se chamar ministério do dinheiro, pois não consegue fazer cultura sem verba, incrível que eu faço (ou tenho de fazer)

incrível o ministério da cultura é ministério do dinheiro, todo mundo faz cultura, nem por isso passou no edital

o problema naum foi não passar no edital, foi ter minha defesa roubada pelos pareceristas fdps da usp, ou outra qq.

Quero Ser Pago por Isto Também.

planejaram o futuro da sociedade e do mercado e me excluíram, vão pagar caro

consenso proposto é o seguinte, trabalhar de graça pros fdps ganharem milhões, vê se eu aceito isso só por ser "doente mental"?

consenso proposto, ir pra miséria por gratidão a playboys estrelinhas, vê se dá?

é para eu ser eu mesmo, mas não sei bem o que significa ser esse eu mesmo que foi programado pela televisão para uma manada

ganho para o bem público é o seguinte, minha autoria sendo desapropriada em direção para cima na hierarquia social

e se eu sou repetitivo, pois sempre falei assim e eram tidos como medos imaginários, bem, é que sempre, desde os 14, fui roubado, não cessou o mal, não cessa a denúncia

Isso se você não cometer o erro de confiar nas pessoas erradas (que eram justamente aquela que mais pareciam certas) e ser roubado, Assim como o Jobs, mas ele já tinha alguma grana quando aconteceu, eu nunca.

p.: O que acontece contigo é azar ou perseguição mesmo?!!!!!

queria saber, acho que começou como azar, e virou perseguição, pois esse tipo de roubo afeta muito a credibilidade do ladrão, então, para não ser descoberto, passa a perseguir para a verdade não aparecer

o certo não é me ferrar e fazer filantropia com os outros, o certo é reparar o prejuízo.

mas é a proposta indecente mais comum de que tenho notícia, o mercado já mandou avisar, se quiser trabalhar, só assim, viro mendigo e pronto!

"Há duas coisas às quais temos de nos habituar, sob pena de acharmos a vida insuportável: são as injúrias do tempo e as injustiças dos homens."

muito bom, todo mundo com quem estudei é pago para trabalhar, só eu que tenho de trabalhar de graça

Incapaz.



Eu sinto o gostinho de ser considerado incapaz, devido à esquizofrenia, a sociedade me interdita logo, e na informalidade visando lucro, mesmo que, formalmente interditado, eu não esteja (ainda).

Quero ser Pago por Isto:

Minha mãe me pediu R$ 50,00, se eu tivesse mais dava, mas o resultado deste preconceito contra a esquizofrenia é trabalhar de graça, desde o tempo de estudante, até hoje. E vivas à formação uspeana de psiquiatras!

Grupo Social para Editais.

Pessoal aceitou a crítica de Derrida, mas não compreendeu bem que era pra aceitar a literatura como prática social, mas que não era pra abandonar todo o resto e transformar a arte em conchavo. Eita pessoal oportunista, sou!

Falta de Quê?

"Porque discriminação é falta de conhecimento." No caso da loucofobia é exceção enunciada e instituída pela ciência e pela USP também. Quanto blablabá.

Que coisa, tem conhecimento que tenho de emudecer, pois mundo acadêmico nenhum o produz, aí, pode deixar que completo a merda da lacuna, e não vou entregar, só vou chantagear, igualzinho a vocês, bem, me aguarde, mundo acadêmico FDP: sei que foi calculado o silêncio.

Batalha contra o preconceito na USP é o Chico Buarque matando descendência da concorrência.

Ovo é Alimento.

"Roberto Amaral: É preciso esmagar o embrião fascista agora"

Espero que esse ovo não seja o meu... Pois, nem dinheiro pro lanche, eu tenho. Vire sua sola pra lá, cínico.

PV, PT, PSDB, DEM, PMDB; quem mais? Ah, militares. Tudo fascista.

pow, tem gente que diz que é proletário, mas e profissional liberal,..

e tem teórico que chama exército de reserva de subproletário,

nunca gostei dessa metáfora.

Desafato.

Às vezes é parar e respirar, pois o preconceito contra o esquizofrênico, que não é tido por preconceito graças às escolas de psiquiatria, enfim, tá foda. Inspira, expira, pra não pirar.

Pra piorar tenho miopia...

Então, não precisa citar o meu nome, manda uma esquizofrenia ali, uma miopia cá, e tchanãn!

Um exemplo era o Luli RatFather nunca falou mal de mim, só falava que um cara grande com pulsos finos era uma aberração lombrosiana... E funcionava.

Classe média alta é um barato mes...

Revisited.

Para Pensar.

achei interessante o Fantástico (de 26 de Julho de 2015), falou de tortura, em Guantánamo e na Fundação Casa, mas por que será que não falou em tortura em presídios e nas delegacias para tirar confissão? 

pois presidiário naum merece defesa?

O que Significa Vencer.

As gatinhas do volei panamericano, me sinto tão tiozão :p

O que vejo de beleza em esportes de alto rendimento é o trabalho bem realizado e a competição saudável, muito diferente (mesmo) dos escritórios-empresas.

(Disfarça)

E na Disputa do Ouro!

Gol olímpico do futebol brasileiro feminino. O que falta de apoio e dinheiro, sobra em talento. Típico por essas bandas.

Entrevista de Lázaro Ramos a Criolo.

desculpe, mas são duas fraudes fingindo humildade para ganhar o público, tá tudo armado até o pescoço

Respota: É uma maneira de ver, pelo menos tais fraudes não levaram R$300 bilhões da Petrobras, ou seja, o que eles falam pouco, ou quase nada, interfere na vida dos bacanas, se é que você me entende, Cristian Korny.

entendo sim mas foram os bacanas que colocaram esses dois aí, justamente pelo motivo que vc citou, naum interferem em nada, se interferissem teriam a mesma sorte do Snowden ou do Assange...

Com vocês, o Festival Coxinha!

"O humorístico 'Zorra', da Globo, exibiu na noite deste sábado (25 de Julho) uma sátira política denominada como 'Festival Internacional do Coxinha'"

é o seguinte, a Rede Globo simplesmente não topa dividir o poder com os milicos, por isso se posicionou contra um golpe, e apoia os fantoches do PSDB,

me lembro que Foucault Futucou essa questã,

no passado o lema do estado era fazer morrer e deixar viver, o governante matava seus inimigos e era indiferente aos aliados,

hoje, é meio contrário,

fazer viver e deixar morrer, dá tudo de bom e do melhor para quem é aliado, e reserva a morte de isolamento e miséria aos desafetos...

naum me surpreende,

o poder tirânico funciona melhor com base econômica do que com base institucional.

o poder das corporações

vide Snowden e Assange...

Foucault: livro bomba, explodiu, não deixou nada além da lembrança pirotécnica do céu noturno, comentário descartável, vamos para outro

Realidade Sertanejo Universitária

naum me choca, tão banal qto essa música para homo oeconomicus/consumens, o sertanejo universitário (apaguei o primário, pois este é uma categoria lógica de difícil apreensão, o banal não)

Realidade Hip-Hop

hip-hop pobre? hoje não mais, tem sempre um político interessado em votos para rolar uma graninha, um espaço na televisão ou um edital

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.