sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Redação para o Vestibular (A Dissertação)

Em defesa de meu texto livre...

Nunca se utilise da primeira pessoa do singular em sua redação de prova do vestibular.

Se utilize sempre da terceira pessoa com inderteminação do sujeito, ou da terceira pessoa para tratar de um assunto, não de coisas, embora tarar-se destes últimos ainda seja mais aceitável que tratar específicamente de alguém.

Não é descrição para se fixar em qualidades de objetos.

Evite o uso excessivo de vírgulas, não é narração para haver personagens.

A argumentação deve ser clara e objetiva, focada no assunto em questão. Nunca mude de assunto do solicitado pela banca.

A defesa clássica efetuada por russel consistem em quatro ou cinco parágrafos, sendo que no primeiro uma introdução, e no último uma conclusão.

Nos outros parágrafos restantes exiba os argumentos a favor e contra a conclusão que lhe pareça a mais cabível.

Sugestão: assista as duas argumentações das frente de pró e contra proibição de venda de armas, que lhe será de grande exercício.

O primeiro parágrafo de introdução pode conter uma interrogação, mas nos outros parágrafos o texto deve ser impositivo de seus argumentos. lembre-se que quanto mais maleável sua imposição mais facilmente irá de encontro à conclusão. Maleável não é ambíbuo, nem dúplice, entenda que deve considerar com bom-senso todos os argumentos que conhece sobre o tema.

Mas ele e somente ele pode conter uma pergunta.

Não misture nos parágrafos de sesenvolvimento argumentos prós com argumentos contra, ou as três vias mais comuns de determinada discussão intelectual ou ideológica.

Conheça esses argumentos mais comuns, para isso leia de todos os assuntos, e se informe constantemente.

São muito bem-vindas as citações pertinentes ao contexto, mas subescreva a autoria da citação, pois dão uma credibilidade a mais para o texto dissertativo.

Se habitue para isto escrever o texto com sujeito, verbo e predicado, não omita nunca nenhum destes termos da oração, pois isto é norma formal da lingua portuguesa.

"Você não está num blog!", "E isto continua a não ser um cachimbo!"

Você deve em cada parágrafo finalizar com uma conclusão parcial que irá ser refutada ou corroborada pelo último parágrafo de conclusão. Esta conclusão tem um formato bastante simples, basta uma oração de período simples para resumir o conteúdo de desenvolvimento parcial.

Administre os argumentos até a conclusão que lhe pareça a mais aceitável.

Não invente, apenas argumente, pois o texto é factual. Nem faça rimas, pois deve ser prosa e não poesia. A beleza da dissertação está na adequação das palavras, e na riqueza de seu léxico, na beleza de sua logopéia, e na força de seu convencimento. Que deixa o leitor imobilizado como em um Xeque-Mate.

Estude a gramática, pois erros de ortografia são inaceitáveis.

Leia atentamente e compreenda o enunciado da dissrtação proposta e boa prova!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.