sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Aula Atraente

A aula não precisa ser atraente, apenas o docente precisa antender as dúvidas de seus alunso e correspondê-las no desejado pela cognição.
O sanar de questões é o que transform um assunto meio-estranho e meio-chato em algo luminoso. belo e fascinante.
É mais simples do que parece!
E nada pernóstico! (Vá ler o dicionário seu preguiçoso! Pai-dos-burros, mas também Amigos-dos-inteligentes)

Quanto aos alunos, se libertem um pouco da ilusão da mídia, da tv, música, cinema, etc... se querem ser artistas ou aparecer lá vão precisar cada vez mais entender o universo que os cerca, e o mundo em que vivem....
Cultivem o interesse pelas matérias mesmo que o professor não atenda as suas necessidades, não joge a culpa nele nunca, vá ler em casa, vá a alguma biblioteca...
Não tem biblioteca? Leia a Bíblia dez vezes, e vale mais ler três vezes um livro clássico, do que cem revistas de banca, ou mil revistas de fofocas.
Pelo exercício da linguagem um livro clássicos traz mais músculos ao seu cérebro do que tanto linguagem descompassada e insignificante.
Tem quadrinhos (HQ, Gibi) que vão mais longe!
Exercício que dará mais capacidade de compreensão em sala-de-aula, et coetera.


O mais importante não é informatizar salas! nem efeitos visuais ou teatrais em sala-de-aula! nem musiquinhas! nem muito menos adaptar a preciosa linguagem às necessidades idiotizantes do 'mercado de trabalho' que de Mercado ou de Trabalho pouco têm! muito menos adaptar à linguagem da mídia ou da web! (veja se vai achar fácil a palavra pernóstico lá)!
E escola, o mercado e o trabalho devem atender às expe^riências de vida das pessoas, por que está escrito que o trabalho foi feito para o ser-humano, e não o ser-humano que foi feito para o trabalho. Assim como a escola e o mercado.
Procurem se aperceber se que essas matérias são realmente úteis para a vida de qualquer um, e não falo apenas de biologia, ou português, ou fazer contas.
Vai muito além disso, descubra por si só, por é descoberta e navegação pela vida inteira!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com as colocações quanto ao atual desinteresse, tanto dos professores como de seus alunos em geral, por assuntos de conteudo um pouco mais complexo.
É lamentável mas, pela data que esta opinião foi publicada e até agora não recebeu comentários, não dá para se esperar retorno dos usuários da internet em geral, cuja grande preocupação parecem ser as fofocas inúteis, o que confirma : aquele ser que está entre um Pentium 4 e a cadeira faz toda a difernça,ou não.

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.