sexta-feira, 9 de abril de 2021

Sofrimento, Dinheiro e Suicídio.

O povo fala assim do dinheiro por não saber o que é:

Para Keynes, o dinheiro é uma ferramenta de fomento da economia e de bem-estar social.

Para Marx, o dinheiro é um ente abstrato para realizar trocas e usos de mercadorias.

Para Adam Smith, é uma reserva do capitalismo de reprodução do mercado.

Tem outras definições, essas são as três linhas econômicas majoritárias de hoje.

Dinheiro na cultura popular, eu gosto quando dizem assim: "não tenho um puto!". Raiva do dinheiro por não ter dinheiro, e ele é assim, vai com todo mundo, e por qualquer motivo se troca com todas e todos. Promíscuo e interesseiro. O dinheiro é um puto!

O dinheiro não tem existência material, é metafísico, abstrato, mas nem por isso é negligenciável, assim como nossas palavras e nossos gestos não existem também. 

O dinheiro é um objeto de intermediação, isso significa que sofrer por dinheiro é loucura, pois ele não existe, é uma convenção, um acordo, um contrato. Não tem existência por ele próprio. O dinheiro é uma ideia aceita por todos.

Ninguém sofre por falta de dinheiro. As pessoas sofrem por não terem comida para se alimentar. Sofrem por não terem roupa para se vestir. Sofrem por não ter como se abrigar. Sofrem por não terem água para beber. Não sofrem por dinheiro não. Não se troca causa por consequência não.

Se suicidam por isso!

O ser humano é o único animal simbólico, então sofre por ser assim. Sofre por não conseguir filosofar. Sofre por não ser amado ou amar. Sofre por não ter afeto. Sofre por não ter razão, não ter emoção ou não ter imaginação.

Se suicidam por isso!

A palavra não dita mata!

Marx tinha o conceito de fetiche da mercadoria. Freud também tem o conceito de fetichismo. Aí, economia e psicanálise se encontram.

Não basta ter comida, tem de ser aquela comida que viu numa propaganda lixo de televisão, etc...

Fetiche da mercadoria!

Não basta ter amor, tem de ser amor com aquela pessoa que todo mundo quer, não basta a lembrança de alguém, tem de carregar um souvenir, etc...

Fetiche freudiano!

Existem países pobre mais felizes do que países ricos, mas existem países ricos mais felizes do que países pobres.

Eu não vou tirar a razão de quem quer se suicidar, não faço pouco caso do sofrimento de ninguém, mas não se esqueçam de que felicidade não se compra, e o melhor da vida não pode se trocado por dinheiro, filosofia, poesia, amizade, amor, sexo, paixão, respeito, trabalho, afeto, intelecto, razão, emoção, imaginação, a lista é longa, para nada disso (nem contra isso) o puto do dinheiro tem poder nenhum.

meu site
facebook/cristian.korny
website musikisses
myspace/cristiankorny
soundclouds
twitter/qryz

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.