segunda-feira, 10 de outubro de 2005

'O Governo' não é 'música das esferas'

'O Governo' não é um ente abstrato nem uma palavra com sua entonação mistico-mágica...

Encher o termo 'O Governo' de mistificação com uma entonação toda conhecida de tanto que já se tornou clichê na tv pode causar enorme prejuízo às instituições democraticas. Talvez seja justamente isso que se quer, instituições fortes prendem a corrupção, instituições fracas, impunidade crescente.

Governo tem várias gestões administrativas e segundo o seu período histórico.

"Governo Lula" ainda é uma versão muito simplista da palavra.

Utilizar a expressão de maneira calculada e premeditando esse ou aquele resultado subliminar com 'O Governo' isso, 'O Governo' aquilo... não esclarece, apenas causa uma hipnose coletiva bastante perigosa. O telespectador passivo pode até não percebendo aceitar, mas o auto-crítico não enviesa nessa direção.

Qual a estatística dessas populações: auto-críticos ou passivos?

E não espoliem mais meus argumento, ó políticos regionais! Eu procuro ser constitucional e brasileiro! ó políticos regionais, a liberdade de expressão é direito de qualquer cidadão! não me persigam mais, ó políticos regionais! largem o osso para não me fraturarem mais, ó políticos regionais!

O governo tem três esferas administrativas, e tem também três esferas de poder.

O Governo é apenas uma parcela do Estado. Falar mal do Governo é falar mal do judiciário, do legislativo e do executivo ao mesmo tempo. Ainda não poupar as estatais, os órgãos e outra subadministrações dos estados da federação, e do município também.

Além do quê, a rigor, o povo é governo também. Não só pelo voto, mas pela sua responsabilidade cidadã de denunciar a corrupção, de manter a ordem pública na poluição visual, na limpeza pública, na atençaõ aos acontecimentos da esfera pública.

O governo não resolver pelo povo, nem existe alguém que tenha o direito de se auto afirmar como salvação ou aquele que resolver os problemas em 'seu governo', por que o governo é de todos.

Os representantes eleitos pelo voto, a rigor, não mandam, devem sim é obedecer quem os elegeu.

Falar mal do governo é falar mal do povo.

Fale assim: essa gestão de governo de não-sei-onde...e se preferível cite o órgão ou o poder específico de atuação...

Reclamar, eu também vou!

Ao desmoralizar um mito abstrato como 'O Governo' corre-se o risco de trazer ruína ao próprio povo que se diz desejar 'salvar'

Ninguém precisa de um golpe salvador ou um movimento revolucionário.

Independência ou morte!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.