terça-feira, 28 de julho de 2015

Linchamento Simbólico e Linchamento Explícito.

Linchamento não é crime tipificado no Brasil. Tomando de empréstimo da sociologia, mas canibalizando ao mesmo tempo, dos conceitos de violência simbólica e violência explícita. No caso, a primeira seria saudável e a segunda, patológica. Estamos inventado os sintagmas de "linchamento simbólico" e "linchamento explícito", No entanto, nenhum dos dois é saudável. Ambos são práticas anômicas, e anômalas, mas anomia é pior do que anomalia.

Anomalia se resolve sozinha na dinâmica social. Anomia não, anomia só se resolve com a institucionalização de sua tipificação jurídica. Um mistério, que com tanta gente inteligente, ninguém consiga realizar tal tarefa no país.

O Linchamento Explícito é simples de se descrever, são muitas pessoas com sede de justiça, com razão ou não, que praticam violência física contra uma pessoa específica sem a necessária presença do Estado, às vezes, acontece também na presença deste que nada consegue evitar. Por ser muito mais comum em comunidades carentes, ninguém lembra de turmas de jovens ricos e estudados espancando, e matando ou não, um diferente, por exemplo. Estes os quais sempre saem impunes. São socos, chutes, pauladas e pedradas que são aplicados contra as vítimas, e nada impede que ocorram na presença do Estado. Mas, este linchamento é muito fácil de se entender, pois acredita-se que ver é entender, e o Linchamento Explícito é muito visível e deveras chocante.

Já o Linchamento Simbólico, reitero que por sua vez não é saudável, muito pelo contrário, é tão violento quanto o Linchamento Explícito, mas sua ocorrência costuma ser consciente para alguns de seus praticantes, o que nem sempre ocorre quando é explícito, que pode acontecer mesmo com a anuência institucional do Estado, e até mesmo com promoção ativa dele. Os símbolos são constituídos de difamação, calúnia, injúria tudo por meio de boatos e fofocas que nem sempre chegam aos ouvidos dos linchados, mas causam extremos prejuízos a estes. Que, sem saber, nada podem fazer. Lembrando que agressão simbólica pode ser Violência Moral, Violência Verbal ou Violência Psicológica. Pode também ser cuidadosamente elaborado por advogados ou marqueteiros para isolar alguém e tomar tudo o que a pessoa tem. Assim como o Linchamento Explícito, no Linchamento Simbólico, quem não participa, se omite para evitar ser linchado junto com a ou as vítima ou vítimas. Este tipo de linchamento segue impune por ser invisível, assim é muito fácil convencer alguém de sua suposta inexistência.

O que é importante noticiar é o fato de que o Linchamento Explícito sempre se inicia com Linchamentos Simbólicos, e o modo explícito costuma ser sempre acompanhado do modo simbólico. Toda violência física coletiva se inicia de maneira moral, verbal ou psicológica. Mas, quando é praticada por uma maioria costuma ser chamada de democrática, e fica tudo por isso mesmo. Assim, ninguém se esforça e tipificar tal anomia, mesmo por que esta é a raiz do poder social, político e econômico em nossa sociedade jurídica-empresarial corrupta e sem mérito.

Assim, é possível que seja tipificado apenas o Linchamento Explícito no país, pois é costume nessas terras deixar impunes os ricos e os poderosos (os mesmos), desde a classe média até a classe alta, e porque o paternalismo que rege nossas leis acredita que apenas os bárbaros (os outros) merecem punição, e os bem posicionados, não. Assim, com a perpetuação dos Linchamentos Simbólicos, tudo continuará igual enquanto enchemos, mais ainda, as celas dos presídio com gente pobre, e os cemitérios com gente nem tão rica assim.

Enigma do Linchamento Decifrado por Cassandra de Delfos.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.