terça-feira, 5 de novembro de 2013

Neutralidade da Rede III.

Mega resumão: Neutralidade da Rede é assim: não importa o quanto de posição social, de grana ou de poder você tenha, você será tratado igual pela tecnologia. O teu acesso, o teu percurso e as tuas permissões têm rigorosamente o mesmo peso que os de qualquer outro usuário, seja gente, seja empresa pequenina, seja empresa bilionária, seja grupo, seja um visionário individual, tudo isso sem a necessidade de uma autoridade para aprovar previamente o que quer que se queira instalar, localizar, criar e usar na web, na publicação, na visualização, na pesquisa ou na consulta. Procedimento correto, seguro e objetivo.

O segundo paragrafo do artigo 15 do Marco Civil da Internet acabaria com essas liberdades. O que inviabilizaria a livre iniciativa vigente hoje. Um parágrafo feito para estragar a obra prima jurídica que é esse Marco Civil, e que poderia ser aplicado no Brasil como exemplo para o mundo. E o mundo está de olho....

Essa modificação suspeita do Marco Civil vai contra a própria natureza da rede que é de produção, de reprodução, de compartilhamento e de usos diversos. Tudo bem, cibernética é controle também, mas é justamente nesse ponto que são necessários os reparos, e foi assim pensado o Marco Civil, na proteção dos direitos constitucionais dos cidadão, não desse ou daquele cidadão em especial por mais maravilhoso que possa sê-lo, mas de todo e qualquer cidadão. Enfim, as Teles e a Globo se meteram para estragar tudo, e se meteram com dinheiro, muito dinheiro. Tudo bem, não foi dinheiro, foram garantias... Dá na mesma.

Um comentário necessário: foi por causa da neutralidade da rede que o facebook, o google, o hotmail, a wikipedia, o wikileaks, o youtube, o yahoo, o tagged, o skype, o soundclouds, o xpg, o gmail, o vimeo, o instragram, o codeacademy, o twitter, etc. foi por tudo isso que esses serviços e essas ferramentas puderam surgir, muitas vezes, a partir de pouco investimento e muita criatividade, e, além disso, proporcionaram trocas simbólicas e econômicas fundamentais em nossos dias. Ninguém nega isto. E, graças à essa tal de neutralidade, que muitos outros serviços e ferramentas, tão úteis e inteligentes quanto os que conhecemos, podem ainda surgir no futuro. E esperamos vê-los surgir.

Só é contra quem não suporta mudanças. Quem quer estancar o futuro. Congelar o presente e o progresso.

A neutralidade da rede faz da web esse veículo ágil e atrativo, inteligente e mutável, sem ela a internet não seria o que ela é hoje. E, sem a mesma, a internet morreria... perderia sua utilidade. Saca? Sobreviveriam uns poucos serviços encolhidos apenas. É óbvio. Não vale a pena experimentar para ver com os próprio olhos a catástrofe iminente. Trata-se de uma tremenda burrice que só pode surgir mesmo da cabeça de lobista de empresas de telefonia, de deputado obtusos ou de empresa de comunicação temerárias e sem criatividade: todos esses que estão feito baratas tontas nesse mundão de hoje. Ressentidos pela História.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.