eu li recentemente o absurdo que está rolando na mídia brasileira, vou tentar lhe informar um resumo:
as organizações Globo mantém refém todo um setor da economia, o mercado publicitário.
e assim, mantém dependente todo o mercado criativo brasileiro, música, vídeo, cinema, teatro, jornais, etc...
numa economia saudável os clientes, as empresas, pagariam as agências de publicidade, e estas repassariam para o anunciante, a Globo, o valor devido.
não é assim que se dá, os clientes pagam à Globo, e esta, se quiser, repassa às agências de publicidade uma tal de BV (bonificação de volume), além de, centralizando todo o capital, ainda decide sobre a produção do material veiculado, filmes, anuncios de rádio, etc...
no governo FHC (tinha de ser) foram proibidos os Birôs de Mídias, escritórios de comercialização de espaço publicitários em todos os veículos, o que criaria concorrência e descentralizaria a publicidade.
o Grupo Abril é contra, mesmo afundando por causa da Globo.
gente, governo nenhum pode viver sem anunciar, nesse sentido, até a comunicação social do governo é refém desse "escândalo das BV (Bonificações de Volume)"
quem fala uma asneira dessas não conhece comunicação social, no mínimo, pra essa pessoa, fazer uma crítica à mídia é analizar o que vê na TV...
mas o aspecto econômico não tem relação com o criativo, embora o condicione.
também acho que falta conteúdo,
como a Rede Globo, com essa prática imposta das bonificações de volume, centraliza todo o capital da comunicação social do país, ela tem o poder de decidir o que pode e o que não pode ser divulgado, ser distribuído, o que pode e o que não pode sobreviver econômicamente.
então, tudo relacionado a conteúdo está dependente da Globo: música, séries de tevê, jornalismo, cinema, teatro, sites, blogues, shows.
ou seja, tudo ligado à audiência está severamente comprometido.
depois, o Brasil é um país com ZERO inovação, e ninguém explica.
ninguém explica por medo dessa ditadura das Organizações Globo.
e, as três marinhas do cinturão de valium, so não mandam no país por que há distância entre intensão e ato, entre o fazer e o falar, pois nem tudo que é comunicado é obedecido, ainda bem!
concordo com tudo o que você disse, queria só acrescentar algumas informações:
a atividade de Birô de Mídia proibida só favorece esse mercado viciado que você descreveu com detalhes aí.
a coisa toda não anda, pois a Globo sempre empurra a discussão para o congresso, onde sempre vence, quando deveria a discussão ir para a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, ou para o CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico).
para piorar, todos sabemos como se consegue uma concessão de televisão ou de rádio no país, não é?
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