quinta-feira, 17 de abril de 2008

Como falar sobre morte com as crianças?

Acho que não tem receita nesse caso, depende do momento em que surge a pergunta. As crianças percebem facilmente qualquer fingimento ou artificialidade, o melhor é ser honesto e sincero. As crianças estão com medo, então eu investiria na idéia do diálogo prevenindo a violência, algo assim: "bom falarmos nisso, porque afastamos o fantasma que faz umas pessoas machucarem outras", se da mesma forma eu sentisse o medo na criança, eu diria bastante focado que "ninguém quer fazer mal a ela". Quanto ao conceito específico de morte, eu esperaria ouvir essa palavra, nessa hora, se a pergunta fosse: "o que é morte?", eu responderia que também não sei, e se fosse "o que é matar?", responderia que é tirar a vida de outra pessoa. Acho que terminei minha mensagem. Espero ter sido útil.

Cristian Korny

http://www.radarcultura.com.br/node/14429

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.