sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Dessemantização II. O Objeto

O assunto da pesquisa é a significação que o material veiculado na mídia tem para aqueles que dependem dela para obter referências e informações sobre os mais diversos temas, e a maneira como é possível criar dependência a essa fonte de informações em relação a outras maneiras de formar opinião sobre um determinado assunto, e como, por exemplo, o livre-pensar almejado pela educação plenamente qualificativa que forma técnicas de pesquisa independente para avançar no mercado de trabalho, na vida política, ou na vida social, ou ainda, outro exemplo, seria a proficiência de leitura para afirmar um pensamento crítico em face aos acontecimentos do país e do mundo.

O problema da pesquisa é o desaparecimento do significado de um conceito frente ao jogo de interesses ao qual uma população é exposta quando procura atender a sua própria demanda comunicativa. Tabu é uma palavra polinésia, que segundo Stephen Ullmann, foi introduzida em língua inglesa por Cook, e consta uma pertinente bibliografia na obra de Ullmann acerca desse conceito. A palavra designa tanto algo sagrado como algo proibido, ou perigoso. A pertinência se dá devido ao funcionamento desse conceito:

"O tabu é de vital importância para o pesquisador porque impõe uma interdição não apenas sobre certas pessoas, animais e coisas, como também sobre seus nomes. Na maioria dos casos, ainda que não em todos, a palavra submetida ao tabu será abandonada e um substituto inofensivo, um eufemismo será introduzido para chamar o vazio. Nisto se entranhará com freqüência um ajuste na significação da palavra substituta, e deste modo o tabu é uma causa importante nas mudanças de semânticas."

A palavra exemplo escolhida para essa pesquisa foi a palavra corrupção devido ao caos que esse conceito referenciou como resultado da disputa explícita e evidente entre a mídia e as instituições do país no último biênio. Recentemente tem-se omitido essa palavra pelo excesso de confusão acerca dela, sendo esquecidos os valores aos quais dela seria o conteúdo, e o sentido original ou alegado dela passou para segundo plano tornando-se uma espécie de grito de guerra carente de denotação, cabendo a ele apenas uma função conotativa. Poderíamos cercar o significado de outro termo, como, por exemplo apagão que foi tomado recentemente em disputa clara em um sintagma com aéreo, em oposição ao objeto de uma disputa eleitoral passada, exemplos não faltariam para uma tal jornada de pesquisa linguística mais específica.

Este estudo se torna relevante pela necessidade de se comunicar especificamente um significado ou outro acerca de conceitos de civilização que são fundamentais para o seu desenvolvimento no tempo histórico, e para colocar-se em perspectiva a luta histórica, ao invés de transformá-la em algo excludente e privado de conteúdo ou expressão cuja meta única é chegar ao final de processos eleitorais periódicos visando apenas seus interesses sócio-econômicos particulares satisfeitos, em desprezo à coisa pública.

Esta tese se torna original devido a uma suposta identificação precisa do ponto fraco da politica comunicacional privada, e demandando conseqüentemente uma imposição pública nos pontos específicos de operação da dessemantização no contexto social para que a comunicação se destine realmente à utilidade pública, muito além da caça a hackers, tão somente, da internet.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.