segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O Medo, A Humildade e a Esperança

Eu tento ser cristão, e tentando ser cristão eu me pus a filosofar sobre o medo que todos sentem por estarem vivos, e para enfrentarem a vida.

Percebi, talvez, o que significasse temor em Deus. Percebi também que esse medo, é em última instância, o medo da morte.

Acontece que temos um medo natural por estarmos nos arrastando pelo mundo. É esse medo que leva à raiva, pode levar ao ódio, pode levar à soberba, pode levar à violência, à ambição desmedida, etc... Acontece que só existe um remédio que é natural para enfrentar esse medo impedindo que ele se torne desespero: a humildade. A esperança por sua vez só pode existir na presença dela. E se existe algo que é realmente justo pedir ao senhor é o medo, para que possamos exercitá-la. O pedir medo equivale a pedir sabedoria, pois esse medo permite que a humildade vinge em nosso coração, e desta forma o temor a deus faz possível o germinar da alegria, da sabedoria, da longanimidade, e por aí se vai.

Logo, se há um sentimento realmente honesto para se realizar é o medo, ou o temor em deus.

E se tem algo que faça um pessoa progredir e ser feliz é postura, só a humildade que vem do medo traz essa postura. Medo sincero e puro de violência ou de morte.

Um comentário:

TOLEDO, Aline disse...

E é esse mesmo medo que nos faz viver. Ou você o enfrenta, ou o aceita.. Ou ainda, esconde a cabeça, com a boca a vomitar palavras, dentro de um buraco perdido no deserto.

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.