quinta-feira, 7 de julho de 2005

Léxico I - Para confundir...

Convenção Social: Conjunto de práticas que determinam o comportamento de um grupo específico em determinado segmento social. As convenções são particulares, privadas, seletivas, exclusivistas e dependem do grupo que as está criando e administrando.

Conhecimento: Conjunto de objetos cognitivos produzidos durante um período histórico. O conhecimento é multiplicável, é mutante, é plural, é coletivo, e independe do homem.

Ideologia: Seqüencia de idéias de um grupo ou de indivíduo. Idéias são objetos cognitivos que encerram um sentido determinado e completo.

Juízo de Valor: Percepção parcial e moral de um comportamento, de uma atitude, de uma ideologia, de um indivíduo, encerrada na economia transitória dos sigificados correntes sugeridos por contratos sociais em acordo com as convenções sociais.

Cultura: Conjunto de práticas sociais, comportamentos, convenções, conhecimentos, técnicas, de um determinado grupo semi-fechado de indivíduos, em um determinado período de tempo histórico.

Conhecimento é Cultura.

Convenções Sociais são Cultura.

Temas são temas, e Conhecimento não é convenção apenas.

Achismo: busca na web de informações pertinentes.

:)

Um comentário:

Cristian Korny disse...

apesar de eu resistir atualmente ao conceito de "cognição" acho que mandei bem nessas definições,

mesmo por que é difícil encontrar unidade para esse conceito.

na verdade, antes do surto, eu estava bastante produtivo, acho que me assediaram, não por que eu ficava abaixo das metas, mas por que estava acima delas.

mas, por abaixo ou por acima das metas, o assédio não pode ser justificado.

e até que depois de tanto assédio, eu comecei a errar aonde não costumava errar, em bobagens.

perdi minha capacidade produtiva por mais de cinco anos, só agora começo a vê-la retornar.

isso foi a Bahiatursa de Paulo Souto...

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.