Terror Bélico não é Terror Político,
Terror Político não Fator Psicológico,
Fator Psicológico não é Constrangimento,
Constrangimento não é Pressão,
E Pressão é pressão que a Razão impõe faculttivamente a quem é responsável de verdade.
Reação em Cadeia.
quarta-feira, 21 de setembro de 2005
O Perdão
"triste coisa é querer bem, a quem nõ sabe perdoar" (Renato Russo)
Um irmão deve perdoar seu irmão 77x7 vezes.
Esse número não significa uma contagem.
Significa que o perdõ é sacro-santo. Pois foi o ensinamento máximo de Cristo na sua Paixão.
77 de sagrado e 7 de santo.
Já ouvi várias vezes uma interpretaçaõ que questiono essa passagem.
Que o perdão seria ilimitado!
Não!
Como se o perdão udesse ou devesse ser oferecido gtuitamente, não no sentido de 'graças', mas no sentido de 'for free'.
Como se um irmão devesse ser perdoado sempre que quizesse ou pedisse.
Assim o benfeitor será desqualificado facilmento como fátuo e insensato.
Se é para interpretar o número vamos interpretá-lo com profundiade, ou cntemos o número de 'perdões' até 539..!
Existe uma parábola aonde um mercador muito rico, perdoa uma dívida de um mercador mais pobre.
Este mercador mais pobre não perdoa um outro devedor que possui uma dívida bem menos que a dívida que foi perdoada.
Na parábola diz que este segundo mercador agiu errado.
Sim, agiu errado, mas não exatamente por não ter concedido o perdão.
Agiu errado por que não sabendo perdoar, não bucou o seu benfeitor para aprendê-lo. E talvez fosse mesmo o caso de não perdoar!
De que serve o perdão sem critério e no engando para se ser enganado?
Deveria este mercador que foi perdoado então ser perdoa do outra vez? Se o perdão é ilimitado?
Significa que quem foi perdoado pelo sacrifício de Cristo deve aprender acima de tudo a perdoar.
Sem reconhecimento da falto não há arrependimento.
Sem arrependimento não há perdão.
Sem motivo não arrependimento.
E sem arrepenimento ninguém deve ser perdoado.
É a virtude do ouro e do púrpura.
Justiça!
Um irmão deve perdoar seu irmão 77x7 vezes.
Esse número não significa uma contagem.
Significa que o perdõ é sacro-santo. Pois foi o ensinamento máximo de Cristo na sua Paixão.
77 de sagrado e 7 de santo.
Já ouvi várias vezes uma interpretaçaõ que questiono essa passagem.
Que o perdão seria ilimitado!
Não!
Como se o perdão udesse ou devesse ser oferecido gtuitamente, não no sentido de 'graças', mas no sentido de 'for free'.
Como se um irmão devesse ser perdoado sempre que quizesse ou pedisse.
Assim o benfeitor será desqualificado facilmento como fátuo e insensato.
Se é para interpretar o número vamos interpretá-lo com profundiade, ou cntemos o número de 'perdões' até 539..!
Existe uma parábola aonde um mercador muito rico, perdoa uma dívida de um mercador mais pobre.
Este mercador mais pobre não perdoa um outro devedor que possui uma dívida bem menos que a dívida que foi perdoada.
Na parábola diz que este segundo mercador agiu errado.
Sim, agiu errado, mas não exatamente por não ter concedido o perdão.
Agiu errado por que não sabendo perdoar, não bucou o seu benfeitor para aprendê-lo. E talvez fosse mesmo o caso de não perdoar!
De que serve o perdão sem critério e no engando para se ser enganado?
Deveria este mercador que foi perdoado então ser perdoa do outra vez? Se o perdão é ilimitado?
Significa que quem foi perdoado pelo sacrifício de Cristo deve aprender acima de tudo a perdoar.
Sem reconhecimento da falto não há arrependimento.
Sem arrependimento não há perdão.
Sem motivo não arrependimento.
E sem arrepenimento ninguém deve ser perdoado.
É a virtude do ouro e do púrpura.
Justiça!
Preconceito Afetivo?
A luta contra o preconceito é legítima.
E desde que me reconheci a semelhança do Fariseu em 1984, também começei a lutar contra o preconceito.
Todos somos imagem e semelhança.
A questão do preconceito abarca todas as áreas da sociedade.
É direito que qualquer cidadão possa ser passível de ser considerado capaz de maneira criteriosa e sensata.
Mas a questão do preconceito deve se limitar ao social, ao profissional e ao econômico.
E aonde quer que seja pessoa jurídica, ou correlato, isto deve ser terminante proibido de acontecer.
Acontece que meu coração não é espaço público, e não precisou de autorização de governo ou família para começar a pulsar.
Se algum ser-humano deseja refutar isso que tente ressucitar alguém como Deus fez a Jesus Cristo.
Desculpe-me a crueza e a crueldade desta afirmação, mas a cueldade é maior ainda quando por qual motivo que seja se procura dominar os desejos e a vontade de outro ser humano, quando nem Deus o deseja agir de tal maneira!
A casa de alguém também não carece de alvará de funcionamento, ou estatuto social, ou diário oficial.
E como meu coração é meu. Meus afetos eu entrega a quem o possa fazer respirar, e não a quem lho quer sufocar.
Se impondo.
A beleza não depende da etnia, das medidades, da cor dos olhos, do idioma, etc....
Duas mulheres muito parecidas em todas essas características uma pode bem de feia e outra pode bem ser bonita.
Mas dor e prazer não se misturam e forçar alguém implicita o explicitamente a "oferecer" seu afeto, não é falta social, mas é ato criminoso.
Saiba que afeto não se obriga, mas se procura atrair.
Vá por mim que custei a aprender singela lição!
Beijos!
E desde que me reconheci a semelhança do Fariseu em 1984, também começei a lutar contra o preconceito.
Todos somos imagem e semelhança.
A questão do preconceito abarca todas as áreas da sociedade.
É direito que qualquer cidadão possa ser passível de ser considerado capaz de maneira criteriosa e sensata.
Mas a questão do preconceito deve se limitar ao social, ao profissional e ao econômico.
E aonde quer que seja pessoa jurídica, ou correlato, isto deve ser terminante proibido de acontecer.
Acontece que meu coração não é espaço público, e não precisou de autorização de governo ou família para começar a pulsar.
Se algum ser-humano deseja refutar isso que tente ressucitar alguém como Deus fez a Jesus Cristo.
Desculpe-me a crueza e a crueldade desta afirmação, mas a cueldade é maior ainda quando por qual motivo que seja se procura dominar os desejos e a vontade de outro ser humano, quando nem Deus o deseja agir de tal maneira!
A casa de alguém também não carece de alvará de funcionamento, ou estatuto social, ou diário oficial.
E como meu coração é meu. Meus afetos eu entrega a quem o possa fazer respirar, e não a quem lho quer sufocar.
Se impondo.
A beleza não depende da etnia, das medidades, da cor dos olhos, do idioma, etc....
Duas mulheres muito parecidas em todas essas características uma pode bem de feia e outra pode bem ser bonita.
Mas dor e prazer não se misturam e forçar alguém implicita o explicitamente a "oferecer" seu afeto, não é falta social, mas é ato criminoso.
Saiba que afeto não se obriga, mas se procura atrair.
Vá por mim que custei a aprender singela lição!
Beijos!
O Medo
O temor no pensamento deve ser banido.
Podemos evitar essa ou aquela palavra, mas não devemos deixar de pensar nenhuma possibilidade por temor.
Temer só ao Senhor Altíssimo e Misericordiosíssimo.
Aí está:
Se você teme o vento,
o vento virá lhe buscar.
Se você teme o bicho-papão,
o bicho papão virá lhe buscar.
Se voê teme o caveirão,
o caveirão virá lhe buscar.
Se você teme a morte,
isto você terá.
Se você teme a peste,
isto você terá.
Se você teme a guerra,
isto você terá.
Se você teme a discórdia,
isto você terá.
Se você teme a solidão,
isto você terá.
Se você teme a violência,
isto você terá.
Se você teme a paz,
isto você terá.
Se você teme a justiça,
isto você terá.
Mas veja bem:
Se vós temais ao Senhor, Ele virá lhe buscar e a Ele você terá.
Pois sempre foste Dele.
C.Q.D. (Como queríamos demonstrar)
Podemos evitar essa ou aquela palavra, mas não devemos deixar de pensar nenhuma possibilidade por temor.
Temer só ao Senhor Altíssimo e Misericordiosíssimo.
Aí está:
Se você teme o vento,
o vento virá lhe buscar.
Se você teme o bicho-papão,
o bicho papão virá lhe buscar.
Se voê teme o caveirão,
o caveirão virá lhe buscar.
Se você teme a morte,
isto você terá.
Se você teme a peste,
isto você terá.
Se você teme a guerra,
isto você terá.
Se você teme a discórdia,
isto você terá.
Se você teme a solidão,
isto você terá.
Se você teme a violência,
isto você terá.
Se você teme a paz,
isto você terá.
Se você teme a justiça,
isto você terá.
Mas veja bem:
Se vós temais ao Senhor, Ele virá lhe buscar e a Ele você terá.
Pois sempre foste Dele.
C.Q.D. (Como queríamos demonstrar)
Maniqueísmo X Os Opostos
O Maniqueísmo é jogo, mas não de opostos, mas sim de ilusões opositoras. Profundo né?
Para saber sobre a riqueza,
pergunte a quem foi empobrecido.
Para saber sobre a pobreza,
pergunte a quem se enriqueceu.
par saber sobre a alegria,
pergunte a quem está entristecido.
Para saber sobre a tristeza,
pergunte a quem se alegrou.
Para saber sobre a desonra,
pergunte a quem está honrado.
Para saber sobre a honra,
pergunte a quem foi desonrado.
Para saber sobre os maus tratos,
pergunte a quem foi bem tratado.
Para saber sobre a gentileza,
pergunte a quem foi maltratado.
Para saber sobre a malsina,
pergunte a quem foi elogiado,
Para saber sobre o elogio,
pergunte a quem foi malsinado.
Para saber sobre a elevação,
pergunte a quem foi derrubado.
Para saber sobre a queda,
pergunte a quem foi elevado.
Para saber sobre o ódio,
pergunte a quem foi amado.
Para saber sobre o amor,
pergunte a quem foi odiado.
Para saber sobre o cuidado,
pergunte a quem foi negligenciado.
Para saber sobre a negligência,
pergunte a quem foi bem cuidado.
Para saber sobre a inteligência,
pergunte a quem não é estudado.
Para saber sobre o estudo,
pergunte a quem não possui conhecimento.
Para saber sobre a sabedoria,
pergunte ao louco.
Para saber sobre a loucura,
pergunte ao sábio.
Assim os opostos diferem do maniqueísmo.
O maniqueísmo a saber: pra saber sobre a riqueza pergunte ao rico, para saber sobre a pobreza pergunte ao pobre.
E assim sucessivamente.
Mas a estrutura lógica acima de correlação dos opostos é bíblica, em contraposição a estrutura maniqueísta que nem vem de lugar nenhum digno de Relevância.
Justiça!
Para saber sobre a riqueza,
pergunte a quem foi empobrecido.
Para saber sobre a pobreza,
pergunte a quem se enriqueceu.
par saber sobre a alegria,
pergunte a quem está entristecido.
Para saber sobre a tristeza,
pergunte a quem se alegrou.
Para saber sobre a desonra,
pergunte a quem está honrado.
Para saber sobre a honra,
pergunte a quem foi desonrado.
Para saber sobre os maus tratos,
pergunte a quem foi bem tratado.
Para saber sobre a gentileza,
pergunte a quem foi maltratado.
Para saber sobre a malsina,
pergunte a quem foi elogiado,
Para saber sobre o elogio,
pergunte a quem foi malsinado.
Para saber sobre a elevação,
pergunte a quem foi derrubado.
Para saber sobre a queda,
pergunte a quem foi elevado.
Para saber sobre o ódio,
pergunte a quem foi amado.
Para saber sobre o amor,
pergunte a quem foi odiado.
Para saber sobre o cuidado,
pergunte a quem foi negligenciado.
Para saber sobre a negligência,
pergunte a quem foi bem cuidado.
Para saber sobre a inteligência,
pergunte a quem não é estudado.
Para saber sobre o estudo,
pergunte a quem não possui conhecimento.
Para saber sobre a sabedoria,
pergunte ao louco.
Para saber sobre a loucura,
pergunte ao sábio.
Assim os opostos diferem do maniqueísmo.
O maniqueísmo a saber: pra saber sobre a riqueza pergunte ao rico, para saber sobre a pobreza pergunte ao pobre.
E assim sucessivamente.
Mas a estrutura lógica acima de correlação dos opostos é bíblica, em contraposição a estrutura maniqueísta que nem vem de lugar nenhum digno de Relevância.
Justiça!
A Caridade
A Caridade se pratica com a Razão.
Não é pela comoção.
Que nem emoção é.
A comoção é apenas uma simulação da caridade. Para os letrados, é seu simulacro.
Está escrito que nenhum ser-humano é digno de pena.
A pena, a ajuda, a comoção são portas para se viciar e se corromper.
As vezes por violência, as vezes por amizade, e raramente de maneira desinteressada.
Ou com o interesse sincero de ver liberto o indivíduo.
Todo o ser-humamo mecere sim a dignidade mesma. De ter e de desenvolver a dignidade.
Assim o dar e o receber devem ser precisamente criteriosos.
Todos têm as mesmas capacidades de se levantar e de se realizar.
Não é genético. Não é predeterminado.
É direito humano e divino, não de um ou outros escolhidos. Mas de qualquer filho-de-Deus.
A Caridade é totalmente racional e rejeita qualquer emoção induzida.
Está escrito sim: que ninguém é digno de pena, e que a ajuda deve ser oferecida com conhecimento da cusa e com critérios de libertação.
Mas, perdoe, não me lembro bem aonde na Bíblia.
Embora o texto aqui oferecido deva fazer algum sentido.
Justiça!
Não é pela comoção.
Que nem emoção é.
A comoção é apenas uma simulação da caridade. Para os letrados, é seu simulacro.
Está escrito que nenhum ser-humano é digno de pena.
A pena, a ajuda, a comoção são portas para se viciar e se corromper.
As vezes por violência, as vezes por amizade, e raramente de maneira desinteressada.
Ou com o interesse sincero de ver liberto o indivíduo.
Todo o ser-humamo mecere sim a dignidade mesma. De ter e de desenvolver a dignidade.
Assim o dar e o receber devem ser precisamente criteriosos.
Todos têm as mesmas capacidades de se levantar e de se realizar.
Não é genético. Não é predeterminado.
É direito humano e divino, não de um ou outros escolhidos. Mas de qualquer filho-de-Deus.
A Caridade é totalmente racional e rejeita qualquer emoção induzida.
Está escrito sim: que ninguém é digno de pena, e que a ajuda deve ser oferecida com conhecimento da cusa e com critérios de libertação.
Mas, perdoe, não me lembro bem aonde na Bíblia.
Embora o texto aqui oferecido deva fazer algum sentido.
Justiça!
Humanidade
Ele é mortal.
Eu sou mortal.
Do pó ao pó.
Eu vencerei pra dar glórias ao Senhor Deus Altíssimo!
Eu sou mortal.
Do pó ao pó.
Eu vencerei pra dar glórias ao Senhor Deus Altíssimo!
Poligamia
Há quem por deterioração dos laços sociais justifique seus fatos adúlteros com algum einstinto latente de poligamia....
conta outra!
E ainda manifesta alguma simpatia com os muçulmanos, e logo por isto?
Respeitem os muçulmanos!
Sorry, isto não é poligamia, iste é leviandade mesmo!
Poligamia exige respeito e austeridade.
Muita auto-disciplina no seu gênese, não se engane!
Os sheiques em seus tempos naturais adotaram a poligamia, não pela orgia, mas pela mais verdadeira generosidade.
A terra extremamente árida torna a vida mais difícil e árdua.
Não que alguma coisa seja realmente capaz de corromper o ser humano sem que ele aceite.
Esta dificuldade de conseguir os meios materiais para a vida pode empurrar o amor feminino para uma deterioração irreversível que pode envenenar toda uma estirpe.
Assim, os sheiques por responsabilidade social sustentavam mulheres em seus harens. Não se engene, nem me envenene a argumentação!
Você poderá dizer que elas eram escravas! Mas elas não sofriam maus-tratos.
Você pode dizer que elas eram servas! Mas não sofriam trabalho abusivo ou degradante.
Você com certeza não sabe que era costume -e está no alcorão- que um sheique poderia entregar uma componente de seu harén à um servo merecedor.
E que não havia violação neste ato!
conta outra!
E ainda manifesta alguma simpatia com os muçulmanos, e logo por isto?
Respeitem os muçulmanos!
Sorry, isto não é poligamia, iste é leviandade mesmo!
Poligamia exige respeito e austeridade.
Muita auto-disciplina no seu gênese, não se engane!
Os sheiques em seus tempos naturais adotaram a poligamia, não pela orgia, mas pela mais verdadeira generosidade.
A terra extremamente árida torna a vida mais difícil e árdua.
Não que alguma coisa seja realmente capaz de corromper o ser humano sem que ele aceite.
Esta dificuldade de conseguir os meios materiais para a vida pode empurrar o amor feminino para uma deterioração irreversível que pode envenenar toda uma estirpe.
Assim, os sheiques por responsabilidade social sustentavam mulheres em seus harens. Não se engene, nem me envenene a argumentação!
Você poderá dizer que elas eram escravas! Mas elas não sofriam maus-tratos.
Você pode dizer que elas eram servas! Mas não sofriam trabalho abusivo ou degradante.
Você com certeza não sabe que era costume -e está no alcorão- que um sheique poderia entregar uma componente de seu harén à um servo merecedor.
E que não havia violação neste ato!
Tarzan Boy
Eu não ser animal de outra esécie em zoo.
Para alguém decidir destino meu por mim.
Se eu dever ounõ dever acasalar.
Com qual espécime da espécie eu dever ou não dever tentar procirar.
mim tarzan. e vocês cara-de-macaco-desbotado-peludo-metidos-com-zovido-que-não-ouve-e-zoios-que-não-vêem.
e num sabi qui o pior cego é aquele que não quer ver.
e pior ainda o cego que não quer nem ouvir.
hohohoohoh.
Para alguém decidir destino meu por mim.
Se eu dever ounõ dever acasalar.
Com qual espécime da espécie eu dever ou não dever tentar procirar.
mim tarzan. e vocês cara-de-macaco-desbotado-peludo-metidos-com-zovido-que-não-ouve-e-zoios-que-não-vêem.
e num sabi qui o pior cego é aquele que não quer ver.
e pior ainda o cego que não quer nem ouvir.
hohohoohoh.
Baianidade
Ser baiano, é ser baiano.
Ser prtidário é ser partidário.
PFL é um partido político.
Bahia é um estado do Federação
Ser baiano é ser honesto, e é ser trabalhador.
Ser baiano é ser brasileiro e ser cidadão é ter acesso aos seus direitos.
A maior demonstrção de amor é ensinar a defesa dos direito, a libertação.
A felicidade é um bem natural. A liberdade também.
E existem muitos cidadãos que efetuam obras edificantes além dos edifícios.
Todos devem ter seus direitos garantidos, baianos, cariocas, potiguaras, gaúchos, et coetera.
Cidadania é direito não é privilégio.
Ser prtidário é ser partidário.
PFL é um partido político.
Bahia é um estado do Federação
Ser baiano é ser honesto, e é ser trabalhador.
Ser baiano é ser brasileiro e ser cidadão é ter acesso aos seus direitos.
A maior demonstrção de amor é ensinar a defesa dos direito, a libertação.
A felicidade é um bem natural. A liberdade também.
E existem muitos cidadãos que efetuam obras edificantes além dos edifícios.
Todos devem ter seus direitos garantidos, baianos, cariocas, potiguaras, gaúchos, et coetera.
Cidadania é direito não é privilégio.
Moral, Ética e Lei II.
Ética é a lei em prática. Aquilo que não está no papel.
Ética é a prática cidadã.
Lei é a ética constituída históricamente. É bom lembra que isto seu deu não obstantemente de maneira sangrenta e com guerras.
Moral é a luz que guia a razão
Ratio, quer dizer luz do candeeiro, aquele que dave ficar no alto para iluminar, não debaixo da cama para gastar energia.
O indivíduo escolhe a moral que lhe dá melhor sentido a existência q que a seu ver lhe proporciona uma ética mais eficaz.
No entanto ética é para a cultura, pra cultivo, para germinação, para floração e para dar frutos.
Não para o envenenamento, para a desertificação e destruição do pão e do sal da vida.
O pé-da-letra da lei, deixa a justiça sem pé nem cabeça.
O que é uma prova?
Ética é a prática cidadã.
Lei é a ética constituída históricamente. É bom lembra que isto seu deu não obstantemente de maneira sangrenta e com guerras.
Moral é a luz que guia a razão
Ratio, quer dizer luz do candeeiro, aquele que dave ficar no alto para iluminar, não debaixo da cama para gastar energia.
O indivíduo escolhe a moral que lhe dá melhor sentido a existência q que a seu ver lhe proporciona uma ética mais eficaz.
No entanto ética é para a cultura, pra cultivo, para germinação, para floração e para dar frutos.
Não para o envenenamento, para a desertificação e destruição do pão e do sal da vida.
O pé-da-letra da lei, deixa a justiça sem pé nem cabeça.
O que é uma prova?
O Amor Morreu
O Amor Morreu de Morte Morrida mas Matada, o Bicho-do-Mato o Amor
Mas nõ pense vossos prejuízos que pessoa será convertida em estultícia e crime!
Ou mesmo ao vazio de vossas maldades e iniquidades,
Que cederei às grandes maldades que são vossos deleites!
Punks podem ser os númerosos espunkadores morais de vossa implícita e subentendida violência, destruindo famílias e projetos de vida, só por que não são os vossos!
Punks podem ser os espancados por vós em e para vosso deleite.
Pena que vosso rosto nunca apareceu solenemente de frente para o crime.
Desejo a vós o que mo fizestes, igual e atrozmente!
Justiça!
Mas nõ pense vossos prejuízos que pessoa será convertida em estultícia e crime!
Ou mesmo ao vazio de vossas maldades e iniquidades,
Que cederei às grandes maldades que são vossos deleites!
Punks podem ser os númerosos espunkadores morais de vossa implícita e subentendida violência, destruindo famílias e projetos de vida, só por que não são os vossos!
Punks podem ser os espancados por vós em e para vosso deleite.
Pena que vosso rosto nunca apareceu solenemente de frente para o crime.
Desejo a vós o que mo fizestes, igual e atrozmente!
Justiça!
O Jardineiro da Hidra
Se a flor será entregada para o dandi,
para ser devorada rapidamente,
mastigadas as pétalas,
depois cuspida no prórpio prato,
então pra esse é regada até o fato.
Mas se a flor for para Xristo,
para germinar e se ternar uma árvore,
então deve ser a muda envenenada.
Só...
'eu só lhe toquei...'
Não se deve misturar dor com prazer.
A virtude do amor faz germinar uma felicidade sutil, leve e alegre.
O ódio afasta totalmente essa possibilidade.
Por que ontem foste receptiva ao pólen, e hoje me olha como se a estivesse violado?
Se não o fizeste nem por pensamento!
Hoje teu riso está diferente....
para ser devorada rapidamente,
mastigadas as pétalas,
depois cuspida no prórpio prato,
então pra esse é regada até o fato.
Mas se a flor for para Xristo,
para germinar e se ternar uma árvore,
então deve ser a muda envenenada.
Só...
'eu só lhe toquei...'
Não se deve misturar dor com prazer.
A virtude do amor faz germinar uma felicidade sutil, leve e alegre.
O ódio afasta totalmente essa possibilidade.
Por que ontem foste receptiva ao pólen, e hoje me olha como se a estivesse violado?
Se não o fizeste nem por pensamento!
Hoje teu riso está diferente....
Via Crucis Virou Circo?
Com todo o respeito aos palhaços que fazem rir as crianças e só nos trazem alegrias....
Teatralizam-se lágrimas.
Coreografam-se pseudo-litúrgicamente os gestos.
Com desfile de beleza e muita ópera bufa!
As Artes estão solicitando Respeito!
Teatralizam-se lágrimas.
Coreografam-se pseudo-litúrgicamente os gestos.
Com desfile de beleza e muita ópera bufa!
As Artes estão solicitando Respeito!
Funeral
Funeral, eu só faço questão de ir ao meu.
Mesmo porquê nesse eu não poderia escolher pela ausência.
Nõ que eu estivesse mesmo lá, presente mesmo.
Lições são lições.
Eu presto culto a Deus, e meus resto nem darei pela falta mais.
Os mortos se vão.
E para se pedir Paz, deve ser pedida antes a Justiça.
Justiça!
Mesmo porquê nesse eu não poderia escolher pela ausência.
Nõ que eu estivesse mesmo lá, presente mesmo.
Lições são lições.
Eu presto culto a Deus, e meus resto nem darei pela falta mais.
Os mortos se vão.
E para se pedir Paz, deve ser pedida antes a Justiça.
Justiça!